O canto ou recitação de versos em sânscrito é cada vez mais reconhecido como uma forma de focar, aquietar a mente e trazer-lhe um espaço de silêncio e quietude muito palpável.
Sendo uma forma de karma os cantos têm um resultado muito perceptível. Eles, de facto, acalmam a mente, sossegam as emoções, aumentam o foco e a concentração e tornam-se uma forma de prāṇāyāma (de exercícios respiratórios) na medida em que regulam a respiração. Diz-se que o simples escutar do canto, mesmo que feito por outros, traz um benefício para aquele que houve. Enfim, o canto torna-se uma forma de meditação que conduz a uma mente clara, em paz consigo.
O canto ou recitação pode ser de versos do próprio Veda, de mantras do Veda, ou outros versos e textos da tradição védica. Os mantras do Veda têm regras muito precisas de recitação. Os restantes versos e hinos são livres na melodia e outras regras que não a pronúncia correcta do sânscrito e as respectivas regras de gramática.
Em qualquer caso, o canto deve ser sempre aprendido com um professor.
Na Casa Gaṇapati abrimos uma aula para aprender o canto e a recitação de versos e textos famosos em sânscritos.Começaremos com textos mais simples da tradição, smārta, e depois seguiremos para o canto védico, vaidika.
Todos são bem vindos, em qualquer momento! O único requisito é querer aprender. Sextas-feiras 18h-19h.