Sobre Nós

Somos amigos desde sempre, marido e mulher e pais de 2 filhos!

Partilhamos o amor e a dedicação pelo Yoga e, por isso, juntos construímos um espaço para inspirar quem nos procura, tal como fomos inspirados pelos nossos professores.

Num ambiente muito familiar e descontraído procuramos receber de braços abertos, como quem abre a porta  de casa a um amigo de longa data. Com um percurso semelhante mas feitios muito diferentes formamos uma boa equipa, trabalhando com entusiasmo naquilo que mais gostamos!

Ana Sereno

Yoga

Iniciei o estudo e prática de Hatha Yoga, em 2003, com o professor Miguel Homem, hoje meu marido. Munida do meu espírito jornalístico fui experimentar uma aula e aquilo que começou por ser mera curiosidade tornou-se um vício total.

Em 2008, ingressei o 1º curso de Formação para Instrutores de Yoga com Pedro Kupfer, em Portugal, tendo concluído a mesma em 2009. Entre 2008 e 2016 estudei Vedānta, disciplina de auto-conhecimento, com Pujya Swami Dayananda, meu Mestre, no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia). Foi no seu ashram às margens do Ganges que me casei e que descobri o Yoga não como uma disciplina física destinada ao bem-estar mas como um estilo de vida que conduz à liberdade e verdade do que somos.

Hoje em dia, continuo os estudos de Vedānta com a professora Gloria Arieira, organizando com o Miguel as suas vindas a Portugal.

MAIS SOBRE MIM

Mantenho o estudo e prática de ásana segundo o método Iyengar com Claudia Villadelprat, com quem pratico regularmente e onde estou também a frequentar um curso de aprofundamento. Apesar disso, serei sempre uma apaixonada pela prática de Ashtanga Vinyasa Yoga que orienta a minha prática pessoal, pelo que sempre que posso participo em retiros e workshops dentro desta tradição, nomeadamente, com Tomas Zorzo cujas vindas ao Porto organizo e que considero a minha grande fonte de inspiração na abordagem à prática de yoga e pranayma. Dando seguimento a esta paixão, em 2010 fiz formação em Ashtanga Vinyasa Yoga (1ªsérie) com David Swenson, em Londres. E no ano seguinte com Manju Jois, na Grécia.

As minhas aulas de Hatha yoga reflectem a influência destas duas tradições – Iyengar e Ashtanga Vinyasa – caracterizando-se pelo seu dinamismo e intensidade, mas também por momentos de exploração mais detalhada das diferentes posturas.

Criando uma ponte com a minha área de formação, o Jornalismo, colaboro com o site de estudos sobre o yoga e o dharma, Dharmabindu, ocupando-me especialmente da secção de entrevistas e edito o blog da Casa Ganapati, onde para além das aulas que dou organizo cursos e eventos.

No yoga encontrei uma ordem neste aparente mundo caótico e um código de ética, que norteia a minha vida e que procuro passar em diante, inspirando os meus filhos a crescerem com os mesmos valores.

Miguel Homem

Yoga & Vedānta

Ensino Yoga e Vedānta, embora os veja como um só. Fiz o curso completo de formação para instrutores de yoga com Pedro Kupfer no Brasil 2004/2005 e em Portugal 2008/2009. O Pedro é um professor e um irmão de coração. Aprofundei-me no estudo e prática de āsana segundo o método Iyengar de 2004 a 2011 com Cláudia Villadelprat e outros professores. Fiz formação em aṣṭaṅga vinyāsa yoga com David Swenson e com Manju Jois, e tenho como o meu professor de aṣṭāṅga o querido Tomás Zorzo.

De 2005 a 2015 viajei para estudar na Índia com o meu Mestre Pujya Swami Dayananda. Desde 2006 trazemos anualmente a Portugal a Prof. Gloria Arieira para dar cursos e ensinar e mantenho com ela o estudo de Vedānta e Sânscrito. Em 2007 conheci a Ganga Mira e assisto regularmente aos seus satsaṅgas. Em 2012 completei o curso de yoga e ayurveda de 300h com David Frawley, reconhecido pelo American institute of Vedic Studies.

MAIS SOBRE MIM

Comecei a ensinar haṭha yoga em 2002, depois de estudar com o meu primeiro professor, Luís Lopes. Em 2004 estudei tantra yoga e meditação com o Dada Dhyanananda.

De 2004 a 2011, aprofundei o estudo e prática de āsana segundo o método Iyengar com Claudia Villadelprat e, mais recentemente, voltei a praticar com ela.

Fiz o curso completo de formação para instrutores de Yoga com Pedro Kupfer no Brasil (2005/06) e em Portugal (2009/10), como participante e organizador.

De 2005 a 2015, viajei anualmente para estudar Vedānta no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia) com o meu Mestre Pujya Swami Dayananda, tendo estudado com outros professores como o Swami Paramarthananda. O maha samādhi do Swami Dayananda acontece a 23.09.2015.

Em 2006 conheci a Prof. Gloria Arieira com quem estudo vedānta e sânscrito e por quem sinto uma enorme admiração e carinho. Mais tarde, comecei a trazê-la anualmente para ensinar em Portugal. Ainda em Dezembro de 2006, fundei os Maṅgalam com Paulo Vieira, um grupo que se dedicou à difusão dos mantras devocionais, Kīrtanas e Bhajans.

Em 2007 comecei a estudar yoga e ayurveda com Vamadeva Shastri (Dr. David Frawley do American Institute of Vedic Studies). Ainda em 2007 pela mão de Atreya Smith conheci Ganga Mira, discípula de Papaji. Visito anualmente a Ganga para assistir aos seus Sat Saṅgas e tenho-a como uma mestra no meu nididhyāsana.

Em 2008 conheci o Tomás Zorzo (aṣṭāṅga vinyāsa e yoga integral) com quem comecei a aprender e que tenho como o meu professor de aṣṭāṅga, prāṇāyāma e aquilo que é a tradição de Kṛṣṇamāchārya. O Tomás é um amigo, um professor e uma inspiração constante. Ainda em 2008 aprendi a arte da massagem Thai Yoga com Choenzom Emchi.

Já no final de 2008 sob a orientação do Swami Dayananda dei início aos sat sangas de estudo da Bhagavad Gita, que se mantiverem até ao nascimento da minha filha Camila. Estes sat sangas eram abertos, foram gravados e estão disponíveis online no Dharmabindu.

Em 2010 fiz a formação em aṣṭāṅga vinyāsa yoga (primeira série) com David Swenson.

Em 2011 conheci Andrés Wormull (discípulo de Manju Jois) com quem aprendi Aṣṭāṅga Vinyāsa e Canto Védico e por quem me sinto inspirado pela forma de ensinar dentro da tradição védica. Ainda em 2011 fiz a formação em aṣṭāṅga yoga com Manju Jois. A forma de ensinar aṣṭāṅga dentro da tradição védica de Andrés e Manju Jois, sem esquecer a importância do prāṇāyāma, canto védico e do vedānta, motiva e inspira-me nas minhas práticas e nas aulas que dou.

Em 2012 completei o curso de yoga e ayurveda de 300h com David Frawley, reconhecido pelo American institute of Vedic Studies.

Fez o curso completo de formação para instrutores de Yoga com Pedro Kupfer no Brasil (2005/06) e Portugal (2009/10). Desde 2005, viaja anualmente para estudar Vedānta no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia) com o seu Mestre Pujya Swami Dayananda e em Chennai com o Swami Paramarthananda. Estuda e pratica aproximadamente 2 meses por ano na Índia. Também estuda Vedānta com a professora Gloria Arieira por quem nutre uma enorme admiração e carinho especial.

Em Dezembro de 2006, fundou os Mangalam, grupo que se dedica à difusão dos mantras devocionais Hindus, Kirtan e Bhajans.

Ao longo dos anos fui aprendendo com muitos professores de várias tradições, uns mais famosos, outros muito desconhecidos, e a todos devo parte do que sou hoje.

Transmito o yoga como um todo dentro da Tradição Védica na linha de advaita vedānta de Ādi Śaṅkarāchārya, ensino o haṭha yoga de acordo com o ensinamento dos textos antigos, inspirado pelo legado de Kṛṣṇamāchārya e aṣṭāṅga vinyāsa conforme aprendi com os meus professores.

Ensino na Casa Gaṇapati, conduzo cursos, retiros e extensivos de aprofundamento, escrevo artigos para sites do tema, fui membro do conselho editorial da revista Cadernos de Yoga, edito o www.dharmabindu.com, site de estudos sobre o Yoga e o Dharma, e dou formação na Casa Gaṇapati no Porto e no Yoga Mandir, na Parede (Lisboa).

Acima de tudo, procuro passar adiante a visão do yoga como um estilo de vida comprometido com visão da não dualidade da existência revelada pelo advaita vedānta.

A nossa proposta.

Procuramos através da prática trazer o Yoga para o dia-a-dia,onde é mais importante.

Extensivo Gītā Capítulo VI

  OUT 2018/ MAR 2019
CASA GANAPATI, PORTO
9AM
Neste novo extensivo faremos o estudo do 6º capítulo da Bhagavad Gītāque leva o nome de dhyāna yoga, o capítulo cujo assunto é meditação.

FORMAÇÃO EM YOGA

Formação em Yoga – com Miguel Homem e professores convidados

Set 18 a Ago 20
Casa Ganapati, Porto

Pin It on Pinterest