Escolha a sua Aula

Hatha Yoga

As nossas aulas servem como suporte à reflexão sobre o ensinamento do Yoga. Procuramos através da prática trazer o Yoga para o dia-à-dia, onde é mais importante. As práticas são, regra geral, fortes e intensas, adaptando-se, no entanto, a cada praticante, independentemente da idade ou condição física.

As aulas têm ainda uma influência clara da tradição de Krishnamacharya, quer pelo foco no alinhamento, quer pela coordenação da respiração com o movimento e incluem vários momentos:

  • Aquietamento inicial
  • Mantras de invocação da paz
  • Shat karmas (purificações)
  • Ásana (posições físicas)
  • Yoganidrá (relaxamento)
  • Pránáyáma (exercícios respiratórios)
  • Meditação

Estas aulas tem a duração de 1.30h.

Ashtanga Vinyasa Yoga (Mysore)

O ashtanga vinyasa yoga é um sistema de Hatha Yoga desenvolvido na Índia por K. Patabhi Jois e o seu Mestre Krishnmacharya, que se caracteriza por um grupo de sequências de ásanas, pré-determinadas, associadas à respiração, fixações do olhar e bandhas. Ensinamos este método conforme nos foi passado pelos nossos professores Tomas Zorzo, David Swenson, Andrés Wormull  e Manju Jois. Somos particularmente influenciados pela forma de ensinar do Andrés e Manju Jois que ensinam o método dentro da tradição védica à qual pertencemos.

Esta prática vai sendo construída individualmente, consoante a capacidade do aluno e, portanto, a duração das primeiras práticas tende a ser menor. Dependendo da prática de cada um, estas aulas podem ter a duração de 1h a 1h45/ 2h e terminam sempre com canto védico ou meditação. Assim sendo, o aluno pode chegar até 1 hora depois do início da aula e deve terminar no horário definido.

Meditação

A meditação faz-nos parar, ficar quietos, observar-nos, cada um no seu próprio colo, consigo mesmo, descobrir um quietude e um relaxamento interno, uma objectividade e uma ausência do sentido de alienação. Eventualmente isso fará surgir a pergunta: “quem sou eu?”

As sessões de meditação semanais serão meditações dentro da tradição védica, com uma duração variável entre 20 a 30m.
Primeiro, iremos criar uma rotina de meditação passo a passo e com o tempo alternaremos entre meditações totalmente guiadas e meditações silenciosas, entre meditações de relaxamento e com mantra (parāyaṇa e japa), entre meditações em īśvara e de contemplação.

Estas sessões são gratuitas e abertas a todos, com ou sem experiência de meditação. Pede-se, apenas, pontualidade rigorosa, respeito pelo lugar e pelo silêncio.

Vedantā

Cada pessoa vive com uma noção de si mesma imperfeita, muitas vezes carente e inadequada. Se essa noção é verdadeira então não existe solução para o problema da insatisfação inerente ao ser humano. E se não for assim!? E se eu vivo com uma noção de mim mesmo equivocada!? Se sim, então naturalmente quero descobrir quem sou.

Vedānta funciona como um espelho de palavras que revelam que a segurança, satisfação e perfeição são a verdadeira natureza de cada um de nós. O estudo de vedānta não é um estudo teórico, não é o estudo de uma filosofia, nem o estudo de textos antigos. Da mesma maneira que quando olhamos para um espelho estamos a olhar para nós e não para o espelho, quando estudamos os textos ou o ensinamento de vedānta, não estamos a olhar para os textos, estamos a olhar para nós. Cada um de nós olha para si como é, não como se julgou, concebeu ou confundiu.

Existem textos escritos por mestres da tradição que condensam o ensinamento, chamados prakaraṇa granthas. Iremos começar por estudar 108 versos seleccionados do Viveka Chūḍāmaṇi, tradicionalmente atribuído a Śaṅkara. Nestes versos são abordados temas como: a libertação resulta do conhecimento; qualificação para o ensinamento; o professor; as perguntas do aluno; o que sou e o que não sou; a confusão do ser humano – como apareceu e como se mantém; o “ganho” da libertação; Tat tvam asi, eu, o todo e a identidade entre ambos; o resultado do conhecimento; a essência do ensinamento; a descoberta do discípulo e as palavras finais do mestre.

Não é necessário um conhecimento prévio de Vedānta para participar destas aulas.

Aulas particulares de Yoga e/ou Meditação

Estão disponíveis em horário a definir individualmente, aulas de Yoga e/ou Meditação.

Para quem pretende uma atenção personalizada seja por alguma necessidade especial ou pela vontade de aprofundar a sua prática de yoga ou de meditação, disponibilizamos aulas particulares pensadas para ir ao encontro do que o aluno procura, com um grande nível de compromisso de parte a parte.

Aulas particulares de Canto Védico e/ou Sânscrito
(presenciais ou via Skype)

As aulas de sânscrito são para aqueles que já tendo sido alfabetizados desejam aprender a própria língua. São portanto aulas de gramática.

O canto ou recitação de versos em sânscrito é cada vez mais reconhecido como uma forma de focar, aquietar a mente e trazer-lhe um espaço de silêncio e quietude muito palpável.

Diz-se que o simples escutar do canto, mesmo que feito por outros, traz um benefício para aquele que ouve. Enfim, o canto torna-se uma forma de meditação que conduz a uma mente clara, em paz consigo.

O canto ou recitação pode ser de versos do próprio Veda, de mantras do Veda, ou outros versos e textos da tradição védica.

Se ficou com vontade de vir experimentar uma aula fale connosco!

Calendário Lunar 2019/20

Não praticamos ashtanga yoga nos dias de lua cheia e lua nova.

Mês Lua Cheia Lua Nova
Setembro 14 28
Outubro 13 28
Novembro 12 26
Dezembro 12 26
Janeiro 10 24
Fevereiro 9 23
Março 9 24
Abril 8 23
Maio 7 22
Junho 5 21
Julho 5 20

Rua Marechal Saldanha, 721, 4150-374 Porto

yoga@casaganapati.com

+351 919 022 478

+351 917 586 007

Yoga e Vedānta.

Ao longo de muitos anos fomos reunindo material de estudo sobre o Yoga e o Dharma num site que está ao vosso dispor, se procuram mais visitem o Dharmabindu, aqui encontram também as gravações áudio do estudo da Bhagavad Gita conduzido pelo Miguel.

Retiro de Fim de Ano com Miguel Homem e Simão Monteiro

30 DEZ-1 JAN
Herdade do Barrocal de Baixo, Montemor-o-Novo
O tema deste retiro de fim de ano é a apreciação de Īśvara, o Todo. Juntem-se a nós para viver essa apreciação, enquanto deixamos para trás 2019 e abraçamos 2020.

FORMAÇÃO EM YOGA

Formação em Yoga – com Miguel Homem e professores convidados

Set 18 a Ago 20
Casa Ganapati, Porto

Pin It on Pinterest