Todos os anos, quando a temperatura começa a aquecer multiplicam-se os churrrascos ao ar livre, nos quintais de amigos e familiares. A véspera de São João é o ponto alto desta forma de convívio e o churrasco vem mesmo até à rua, preenchendo com os seus aromas o ar da cidade.
Não há nada que impeça os vegetarianos de participar desta festa popular, muito pelo contrário, em lado algum está definido que os vegetarianos sejam pessoas menos divertidas ou alheias aos eventos mais prosaicos.
Aqui ficam, portanto, algumas dicas para uma grande noite de São João com os amigos:
– das duas uma, ou organizamos o nosso próprio churrasco em casa e já o orientamos de raíz de acordo com a nossa opção alimentar, ou, na hipótese de sermos convidados para um churrasco onde sabemos que as sardinhas serão o prato principal, vamos munidos das nossas próprias iguarias.
– Sugerimos:
. toda a espécie de legumes (que são aliás uma excelente oportunidade para dar a conhecer a todos a variedade e versatilidade da alimentação vegetariana na prática, demonstrando que não são absolutamente necessários os denominados “substitutos da carne e peixe” e que se podem fazer refeições saudáveis e completas com ingredientes que qualquer omnívoro conhece e normalmente tem em casa) – cenoura e courgette às rodelas, pimento, beringela, tomate, cogumelos, espigas de milho frescas, tudo bem temperadinho e pincelado com azeite.
. Tofu e seitan
. hamburgueres e enchidos vegetarianos ( salsichas, chouriço, alheira, farinheira…)
– Interessante pode ser combinar todas estas sugestões em coloridas espetadas, com pedaços alternados dos referidos alimentos, depois de bem temperados e marinados por exemplo em limão, molho de soja, alho, louro e alecrim.
E porque quem avisa amigo é! Levem quantidades generosas pois a probabilidade de os vossos amigos quererem provar, gostarem e quererem repetir é grande. Fala a experiência.
Neste link encontram mais algumas ideias.
Bom São João para todos!