Formação em Yoga
com Miguel Homem e professores convidados
* dois anos lectivos
Setembro de 2024 a Agosto de 2026
“Um professor não é um profissional porque ele não tem clientes, apenas alunos. A relação professor-aluno é a semelhante à relação mãe-filho. Isto significa que um professor cuida. Este cuidar do aluno torna o professor real.”
Swami Dayananda Sarasvati
O yoga em Portugal, assim como na Europa e no mundo, tem vindo a crescer exponencialmente. O yoga é uma cultura que se estabelece numa visão da verdade do ser humano e do mundo e num modo de vida coerente com essa visão. Neste sentido, é um meio e um fim em si mesmo, mas não é, certamente, uma forma de contorcionismo, não é uma ginástica exótica, nem um actividade mística. O yoga tampouco é uma técnica ou uma prática. Tudo isso são visões distorcidas e redutoras do yoga. No entanto, a sua popularização, vem contribuindo para a sua deturpação como estilo de vida e cultura.
Em Portugal, o ensino do yoga não está regulamentado, pelo que qualquer pessoa, mesmo sem preparação, pode ensinar. Impõe-se por isso, não só uma formação com critérios e objectivos claros, responsabilização dos futuros professores assente num saber e saber fazer, como ainda uma formação assente na a tradição védica, com vista a suprir a carência da oferta da proposta original do yoga.
Esta formação visa suprir a carência enunciada com o que se propõe promover o ensino do yoga responsável e assente no conhecimento que lhe é próprio, contribuir para a educação emocional dos formandos e, consequentemente, da população que estes ensinarão e abrir caminho à via do auto-conhecimento que o yoga é.
Esta formação olha para o yoga como um todo dentro da Tradição Védica na linha do advaita vedānta e com foco no haṭha yoga de acordo com o ensinamento dos textos antigos e inspirado pelo legado de Kṛṣṇamāchārya.
Destinatários
Um bom professor de yoga tem, necessariamente, de ser um bom praticante, alguém que entende o propósito do yoga e vive um estilo de vida comprometido com esse propósito. Apenas com esta base, as técnicas específicas para ensinar servirão o seu propósito.
Esta formação destina-se a quem quer aprender, de forma profunda, metódica e sistemática, àqueles que não querendo ensinar querem aprofundar o conhecimento do yoga, àqueles que querem uma preparação para ensinar e àqueles que, já ensinando, vêem espaço para aprender mais.
Duração e estrutura do curso
A formação terá a duração de dois anos lectivos começando em Setembro/Outubro e terminando em Agosto.Em cada ano lectivo realizar-se-ão 10 encontros de fim-de-semana, aos sábados e domingos, e ainda uma semana inteira (8 dias) no mês de Agosto, num total de 20 encontros de fim-de-semana e dois encontros de 1 semana cada.
Ao longo do curso teremos outras actividades que serão marcadas atempadamente consoante a oportunidade.
Objectivos gerais:
- Entender o que é o yoga no contexto da tradição védica.
- Compreender o haṭha yoga e todos os seus componentes.
- Ganhar experiência e intimidade com a prática de haṭha yoga.
- Saber ensinar haṭha yoga.
- Compreender o papel e propósito da meditação.
- Estabelecer o hábito diário da meditação.
- Saber ensinar meditação.
- Entender e assimilar os princípios básicos do vedānta.
- Entender e assimilar a relação entre o yoga e o vedānta.
- Entender, integrar e aplicar a relação intrínseca entre o yoga e o ayurveda.
- Entender a simbologia védica.
- Assumir-se um yogī.
- Aprender e integrar o código de ética do yogī.
- Saber como ensinar yoga para grupos.
- Saber como ensinar yoga de um para um.
O horário típico de cada dia de encontro será:
09:00 – Prática
12:00 – Pausa para Almoço
14:00 – Estudo/Treino
15.30 – Pausa, convívio e chá.
16:00 – Estudo/Treino
17:30 – Sat saṅga
18.00 – Encerramento.
Local
A formação decorre no Porto, na Casa Gaṇapati.
Professores convidados:
Cláudia Villadelprat
Gloria Arieira
Ana Sereno
Tomas Zorzo
Simão Monteiro
Inscrições e mais informação:
ana@casaganapati.com